Brasil Econômico – Chandon saca a rolha no verão

27/01/12

A Chandon, fabricante de espumantes nacional pertencente ao grupo de luxo francês LVMH, decidiu encarar o ambicioso desafio de mudar hábitos de consumo dos brasileiros.

Naiara Bertão

Para isso, a primeira estratégia é sacar a rolha e partir para o contato copo a copo com público.

Na tradicional terra da caipirinha e cerveja, a ideia é mostrar que espumante não é sinônimo apenas de Ano Novo e formaturas, mas sim, é bebida para todas as comemorações.

“O Brasil tem um grande potencial de consumo de espumantes. Acreditamos que em dois a três anos ele será nosso principal mercado. Hoje é o terceiro, atrás de Argentina e EUA”, fala Sérgio Degese, diretor geral da Moët Chandon no Brasil. O consumo per capita de vinhos no Brasil é 0,5 litro per capita por ano, contra 50 litros da Argentina.

Para ganhar mais adeptos da marca, a estratégia é ter campanhas o ano todo, começando pelo verão.

“Em 2007 lançamos o Chandon Bubble Bar, depois de perceber que o brasileiro passou a celebrar mais, fazer mais reuniões com amigos, frequentar restaurantes, participar de eventos sociais e que a espumante poderia fazer parte disso”, explica Degese.

O Chandon Bubble Bar é um bar móvel, decorado com o glamour próprio da marca aliada ao clima descontraído que o verão pede: luz, listras e cores. Cerca de 15% do investimento anual do grupo é destinado à ação, fatia importante já que o gasto no final de ano – pico de vendas – é 20%.

São montados em praias conhecidas dos endinheirados, como Jurerê Internacional (SC). Este ano são 26 pontos em 10 estados e a duração foi estendida até o Carnaval, quando a empresa participa de camarotes.

Em maio, é a vez do Avant Gabriel Chandon (evento nas lojas da rua Gabriel Monteiro, em São Paulo, pool de designers, arquitetos e decoradores). Em agosto, do Promenade Chandon (exposição do produto na rua Oscar Freire, em São Paulo).

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