12/05/2010
Naiara Bertão
Em palestra para empresários brasileiros em São Paulo no dia 2 de maio, o escritor e jornalista Saul Singer falou sobre os motivos pelos quais Israel é referência em número de empresas start up (iniciantes) e como a cooperação entre diferentes países pode fortalecer seu índice de empreendedorismo.
Durante toda a palestra e nas páginas de seu livro “Start Up Nation – The History of Israel’s Economic Miracle” (“Nação Empreendedora, o milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina”, versão em português), Saul Singer tenta responder uma única pergunta: como é possível Israel ser um país tão empreendedor em um quadro tão adverso (apenas 62 anos de existência, cercado de inimigos e em constante estado de guerra)?
Singer apontou a cultura como principal aspecto que levou o país a figurar entre as primeiras posições no ranking de empreendedorismo mundial. Segundo o jornalista, o espírito inovador é um dos diferenciais de Israel.
“Em Israel, crianças aprendem desde pequenas a serem líderes, a serem criativas e improvisarem, se necessário. Isso tem ligação com a cultura do país, com sua história de imigração, de ter que construir o país e estar sempre assumindo riscos”, explica o jornalista no evento, organizado pela Câmara Brasil-Israel de Indústria e Comércio.
Segundo Singer, o governo teve um papel importante no fomento ao empreendedorismo, tanto na questão de legislatória (em Israel, uma empresa falir é considerado comum e o trâmite legal para sua liquidação mais fácil que em outros países), quanto na injeção de recursos propriamente dita. O governo israelense foi um dos principais investidores dos fundos de venture capital no país e, posteriormente, venderam suas fatias para grupos privados.
O escritor também vê a troca de experiências de Israel com de outros países um importante meio de constante aperfeiçoamento do mercado de venture capital. “Israel precisa aprender com o Brasil como lidar com mercados grandes, internacionais, como a experiência brasileira na área”, concluiu o palestrante.
http://blog.grupomaquina.com/2011/05/12/empreendedorismo-o-que-israel-tem-para-nos-ensinar/
Deixe um comentário