VEJA.com – Eduardo Saverin volta a ser brasileiro no ranking dos mais ricos da Forbes

04/03/2013

Depois de desistir de sua cidadania americana, o cofundador do Facebook aparece como único brasileiro entre os 23 mais jovens bilionários do mundo

Depois de anular sua cidadania americana, o cofundador do Facebook, Eduardo Saverin, 30 anos, entra no ranking de mais ricos da revista Forbes como o único brasileiro entre os 23 bilionários mais jovens (com menos de 40 anos). Sua fortuna, estimada em 2,2 bilhões de dólares lhe rendeu a 670ª posição entre os mais ricos do mundo nesta nova edição da famosa lista. No ano passado ele ocupava 782ª a posição, com patrimônio de 2 bilhões de dólares.

Apesar de ter nascido no Brasil, Saverin não constava na lista da Forbes do ano passado como brasileiro, mas sim como americano. Contudo, em 11 de maio de 2012, uma semana antes de o Facebook abrir seu capital na bolsa de valores, ele anunciou que havia anulado sua cidadania americana e se tornara cidadão de Cingapura, onde mora desde 2009. Ele argumentou que entrou com o pedido de desistência da cidadania ainda em janeiro de 2011, sendo que em setembro o pedido foi aprovado – e apenas no fim de abril foi publicado oficialmente.

Especulou-se, à época, que a desistência poderia ser uma manobra do empresário para pagar menos impostos após a abertura de capital do Facebook (a carga tributária americana sobre ganhos de capital chega a 15%, mas é zero em Cingapura). Com isso, estima-se que ele tenha economizado 67 milhões de dólares com a mudança de cidadania. Seu porta-voz, Tom Goodman, declarou que seu desinteresse pela cidadania americana se deu porque ele não morava mais nos Estados Unidos e planejava viver no país asiático por tempo indeterminado.

Perfil – Amante de xadrez e estudos meteorológicos, Saverin deixou o Brasil em 1992, aos 10 anos, e foi morar nos Estados Unidos com sua família. Estudou Economia em Harvard, onde conheceu Mark Zuckerberg e Dustin Moskovitz, fundador e cofundador do Facebook, e também presentes na lista dos mais jovens bilionários do mundo, com 13,3 bilhões e 3,8 bilhões de dólares, respectivamente.

A briga entre Saverin e Zuckerberg foi publicamente exposta no filme A Rede Social. O brasileiro foi o primeiro financiador do Facebook, mas entrou em conflito com Zuckerberg, seu colega de classe, sobre sua participação no negócio. O brasileiro chegou a processar Zuckerberg, mas depois chegou a um acordo, por um valor não revelado. Segundo a imprensa americana, acredita-se que tenha recebido uma participação de 5% na rede social. Desde então começou a vender ações da rede social e investir em start ups.

Atualmente, mora em um condomínio de luxo em Cingapura e controla, dos três monitores que têm em seu escritório, seus milhões em investimentos em empresas dos EUA, Europa e Ásia, além de viajar mensalmente em busca de novas oportunidades de negócios. Na lista da Forbes divulgada nesta segunda-feira, Saverin aparece como o 24º homem mais rico do Brasil e o 8º de Singapura.

Eduardo Saverin volta a ser brasileiro no ranking dos mais ricos da Forbes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: