VEJA.com – Suor e saúde a preço de ouro

30/06/2013

Academias de luxo avançam no país e cobram até 900 reais por mês para prover mimos e serviços dignos de hotelaria cinco estrelas para os clientes exigentes

Naiara Bertão

Em tempos de incerteza econômica, em que investidores estão ressabiados em relação a muitos aspectos do Brasil, uma área específica do setor de serviços parece não saber o que são tempos de aperto: as academias, que crescem no rastro das indústrias de beleza, saúde e bem-estar. O setor avançou 5% em 2012, bem acima do Produto Interno Bruto (PIB), que ficou em 0,9%, e faturou 4,6 bilhões de reais. Tal desempenho, puxado pelo aumento da renda, do emprego e a expansão do setor de serviços, fez com que não só aumentasse o número de academias e alunos, como também impulsionou a segmentação. Academias de luxo despontam para atender aos mais exigentes, enquanto outras redes apostam em franquias para a classe C. A quantidade de estabelecimentos subiu de 4 mil para 22,4 mil em uma década, enquanto a de alunos avançou de 2 milhões para 6,7 milhões. “A maior transformação que se nota é a importância que o cuidado com a saúde ganhou. Academia não é mais um lugar de namorar, paquerar, passar o tempo. É lugar de cuidar da saúde e do bem-estar. Não mais é supérfluo”, afirma o consultor Eduardo Tomiya, da Brand Analytics.

Nos grandes centros urbanos, o aumento da procura por academias fez com que uma determinada parcela de alunos buscasse serviços diferenciados que vão muito além da básica aula de spinning. Eles estão cada vez mais dispostos a pagar “gordas” mensalidades em troca de mimos, como frutas e água mineral durante a malhação, além de serem atendidos por instrutores que receberam até mesmo aulas de etiqueta. O exemplo mais recente é a carioca Bodytech, que inaugurou em São Paulo, no shopping Iguatemi, um complexo de ginástica de 2,1 mil metros quadrados que oferece uma estrutura parecida com a de um hotel cinco estrelas. Alunos têm à disposição desde sala de maquiagem até toalhas umedecidas para secar o suor. A empreitada exigiu investimentos de 17 milhões de reais dos sócios Alexandre Accioly, Luiz Urquiza, João Paulo Diniz, o técnico de vôlei Bernardinho e Fábio Faria. Para fazer parte do seleto grupo de 1.200 alunos, é preciso desembolsar, no mínimo, 900 reais por mês. Até agora, 200 alunos pagaram para ver. “Esperamos que em seis meses atinjamos nossa capacidade máxima de alunos”, diz o sócio Luiz Urquiza.

academia 1

A academia Setti + Nandi, também na capital paulista, aposta não apenas no luxo, mas num complexo de spa, salão de beleza e bar oriental para atrair clientes dispostos a pagar sua mensalidade que começa em 895 reais. Contudo, o valor não inclui nenhum serviço. Desde os tratamentos do spa, até consultas com fisioterapeutas, nutricionistas e médicos desportivos são cobrados separadamente. Mas isso não parece ser empecilho para os frequentadores. Flavio Settanni, sócio e fundador, afirmou que a procura pela academia o fez prospectar um terreno ao lado para expandir a capacidade da unidade para 500 alunos – atualmente é de 350. A iluminação alaranjada usada em toda a academia que, segundo Settanni, ajuda a esconder a celulite das garotas, não é cobrada à parte.

Segundo Eduardo Tomiya, da Brand Analytics, a demanda por academias de luxo cresce porque o consumidor brasileiro de alta renda segue padrões internacionais – e não se contenta com pouco. “Ele viaja mais, conhece academias de luxo de outros países, equipamentos mais atualizados, serviços de ponta e exige isso aqui no Brasil. O que eles buscam, na verdade, é o conceito de exclusividade, não só em academias, mas em tudo”, diz. Não são apenas os alunos que buscam, no Brasil, experiências semelhantes às encontradas em outros países. As próprias academias brasileiras estão mirando outros mercados. A Reebok, que possui unidades no Shopping Cidade Jardim e no complexo hoteleiro do Caesar Park, em São Paulo, também possui academias em Nova York e Londres. E todos os alunos podem frequentá-las por até 5 dias por trimestre, segundo o sócio José Otávio Marfará.

academia 2

Mercado em consolidação – A ânsia por conquistar os clientes endinheirados caminha junto com a de ganhar a classe C. Tanto que a Bodytech, ao mesmo tempo que é dona de uma das academias mais luxuosas, possui a marca Fórmula, que atende a população de renda média, por mensalidades em torno de 100 reais. Já a BioRitmo passou a investir na marca SmartFit, em bairros de classe de média de São Paulo.  “As academias para classe C cresceram muito. Desde 2010, muitas foram inauguradas com objetivo de oferecer serviços àqueles que subiram de classe graças à melhora do poder aquisitivo”, afirma Kleber Pereira, presidente da Associação Brasileira de Academias(Acad). Ao mirar tal segmento, as grandes redes que atendem as classes A e B buscam a consolidação de um setor extremamente pulverizado. Segundo dados da Associação, 90% do mercado é composto por pequenas academias de bairro  – e é esse filão que algumas grandes (e luxuosas) redes não pretendem ignorar.

As academias onde o suor custa caro

Bodytech

Unidade(s): 40* da bandeira Bodytech (São Paulo, Campinas, Granja Vianna Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Natal, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Belém e Vila Velha).
Mensalidade: 300 a 900 reais
Diferenciais**: Equipamentos de ponta, serviços de nutrição, fisioterapia, acompanhamento personalizado, vestiários espaçosos, complexo aquático, aulas de pilates e yoga, toalhas umedecidas, garrafinhas d’água e, na unidade Iguatemi, uma sala exclusiva para maquiagem, vestiários particulares com chuveiro e pia, além de uma sala de remo indoor.
Sócio(s): Alexandre Accioly, João Paulo Diniz, Luiz Urquiza, Fábio Faria*** e BTG Pactual
Faturamento em 2012: 230 milhões de reais
Previsão de crescimento: abertura de 13 novas unidades da Bodytech até 2014 e expectativa de faturar 330 milhões de reais em 2013
* 40ª unidade será inaugurada em Belo Horizonte em 11 de julho.
**A depender da localização, serviços oferecidos e tamanho da unidade
*** Participação pequena no grupo

Sett + Nandi

Unidade: uma no bairro Itaim Bibi, em São Paulo (SP)
Mensalidade: a partir de 895 reais
Diferenciais: Conceito de exclusividade, treino crossfit, atendimento sem hora marcada com personal trainer, equipamentos de ponta, serviços de nutrição, fisioterapia, frutas secas, produtos de beleza nos vestiários, aulas de pilates e yoga, bar oriental e complexo de beleza Nandi Spa&Hair, que possui spa e salão de beleza.
Sócio(s): Flávio Settanni
Faturamento em 2012: aproximadamente 313 mil reais apenas Settcoaching (academia) – sem o spa
Previsão de crescimento: expansão da matriz em mais 150 alunos (2013) – atualmente, são 350

Reebok

Unidade(s): seis, sendo duas em São Paulo – no shopping Cidade Jardim e na Vila Olímpia, duas em Madri (Espanha), uma em Nova York (EUA) e uma em Londres (Inglaterra)
Mensalidade: a partir de 477 reais
Diferenciais: acesso a todas as unidades, inclusive as internacionais, equipamentos de ponta, treino personalizado, sala própria para personal trainer com garrafinhas d’água e frutas, complexo aquático, restaurante  e pista de corrida externa de 250 metros.
Sócio(s): Jose Otávio Marfará
Faturamento em 2012: 36,7 milhões de reais
Previsão de crescimento: abertura de uma nova unidade em São Paulo e previsão de faturamento na casa de 42 milhões de reais

Fit2You

Aula da Fit2YouUnidade(s): uma localizada no Itaim Bibi, em São Paulo-SP

Mensalidade: a partir de 420 reais

Diferenciais: trabalha com exercícios funcionais práticos e personalizados, inclusive com atividades para amantes de esportes como futebol, tênis e basquete. O ambiente escuro e com música alta tentam resgatar o clima de danceteria.

Sócio(s): Sabrina Sato e irmãos Rafael e Alexandre Zolko

Faturamento em 2013*: 3 a 3,5 milhões de reais

Previsão de crescimento: inaugurar 50 lojas em 10 anos no Brasil e no exterior

* expectativa

 

Cia Athletica

Unidade(s): 18 espalhadas pelo país, sendo quatro em São Paulo: Blooklin, Shopping Anália Franco, Morumbi Shopping e no Estádio Morumbi. As outras estão em Manaus, Belém, Brasília, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Rio de Janeiro e Cotia (unidade Granja Vianna)
Mensalidade: a partir de 484 reais
Diferenciais: uma de suas unidades fica dentro do complexo esportivo do Morumbi, o campo do São Paulo Futebol Clube. Os alunos podem correr na pista em volta do gramado e ganham preferência na compra de ingressos para shows e eventos que acontecerão no estádio – a academia se transforma em camarote nestes momentos.
Sócio(s): não divulgam
Faturamento em 2012: não divulgam

 

Competition

Unidade(s): três em São Paulo, sendo uma da rua Oscar Freire, no Jardins, uma próxima à Av. Paulista e outra em Higienópolis
Mensalidade: a partir de 450 reais
Diferenciais: serviços, como salão de beleza e lavanderia, piscina, quadra poliesportiva, campo de society, parede de escalada, espaço e aulas especiais para crianças. Acompanhamento eletrônico dos treinos – e não em papel.
Sócio(s): não divulgam
Faturamento em 2012: não divulgam

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/suor-e-saude-a-preco-de-ouro

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