VEJA.com – Queda de Eike prejudica ações da Ideiasnet — e ele decide vender sua participação

04/10/2013

Empresário detém quase 15% da empresa e, mesmo sem participar da gestão, seu nome afetou o desempenho das ações da companhia na bolsa

Naiara Bertão

Esta sexta-feira será um dia movimentado para a Ideiasnet, empresa cujo foco é investir em outras firmas da área de tecnologia. Eike Batista vai vender, em leilão na BM&F Bovespa, toda sua participação no negócio — o que pode significar uma virada na sorte da companhia.

Se antes a imagem de Eike Batista no quadro de acionistas da empresa era motivo de orgulho e atraía olhares para a companhia, agora que a popularidade do empresário desabou, a situação se inverteu. Não bastasse o inferno astral que atinge as empresas do grupo EBX, a Ideiasnet tem sofrido os efeitos de ter o ex-bilionário entre seus acionistas. Apesar de Eike só deter 14,77% da companhia e não participar diretamente de sua gestão, a cotação das ações da Ideiasnet despencou 26,32% em 2013, a 1,36 real. No mesmo período, o Ibovespa recuou 13,88%, ou seja, a metade.

Leia também:
Fortuna de Eike encolhe para US$ 70 mi — mas pode zerar, diz Bloomberg
Eike diz adeus à imponente sede do grupo
Depois do calote, S&P rebaixa ao menor nível as notas da OGX

Para o analista Luiz Morato, da TOV Corretora, a queda é explicada, em grande parte, pelo nome do empresário estar associado à companhia, ainda que ele não interfira no cotidiano da empresa. Apenas seu irmão, Lars Batista, detém cadeira no Conselho de Administração.

Eike tem participação indireta na Ideaisnet por meio do fundo de participação Centennial Asset Mining Fund, que é controlado por ele. Ao todo, a Centennial detém 18 milhões de ações ordinárias da companhia e é o segundo maior investidor, só perdendo para a o fundo Lorentzen, da Aracruz, que tem fatia de 15% do grupo.

O leilão, programado para às 16h30, deve ser bem-sucedido, segundo Morato. “As ações hoje (quinta-feira) subiram (1,44%) e isso mostra que os investidores estão otimistas com a possibilidade de saída do investidor. A empresa está em boa forma e certamente terá compradores interessados”, comenta. O BTG Pactual intermediará o leilão, que poderá levantar 24,5 milhões de reais, caso as ações sejam negociadas a 1,36 real. O desinvestimento faz parte da estratégia de reestruturação da EBX.

Atualmente, a Ideiasnet tem em seu portfólio as empresas Officer, Padtec, Amo Muito, Automatos, Batanga, CiaShop, iMusica, MoIP, Pini, Spring Wireless, Tectotal, TVaoVivo e Zura!. Em 2008, quando o ex-bilionário comprou fatia da empresa, suas ações dispararam mais de 17% na bolsa.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/queda-de-eike-prejudica-acoes-da-ideiasnet-e-ele-decide-vender

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: