Plano Feminino – “Abilio Diniz: de empresário a amante do bem-estar”

06/01/2015

Seis dicas de saúde e bem-estar do livro Caminhos e Escolhas de Abilio Diniz

Gênero não deve ser limitador para que possamos encontrar boas inspirações para melhorar nosso estilo de vida, não é mesmo? Você provavelmente já ouviu falar deAbilio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros, muito reconhecido por ter transformado a padaria de seu pai em uma gigantesca rede de supermercados no Brasil, o Pão de Açúcar. Mas não é apenas como um administrador-nato que Abilio é conhecido. Desde jovem, ele se preocupa com a saúde e o bem estar e incentivou a família inteira a fazer o mesmo. Abilio tem uma história e tanto no mundo dos negócios, mas foi seu lado mais fitness que ele quis mostrar em um livro autobiográfico lançado em 2004. O nome já diz muito: ‘Caminhos e Escolhas’ (Editora Campus). Em suas 200 páginas Abilio relata experiências pessoais que o levaram a se tornar um esportista que faz inveja em qualquer jogador. Ele já treinou de tudo – e sempre muito rigorosamente: corrida, automobilismo, polo, futebol, tênis, squash e por aí vai… Sua obsessão pela adrenalina e pela vitória (é impressionante sua força de vontade para vencer desafios) o levou longe e hoje, com 79 anos ele tem propriedade para alertar os novatos.
Como todo início de ano, é hora de fazer muitos planos para este ano que mal começou. Para te ajudar na inspiração, fiz um resumo de cada um dos seis pilares do bem-estar que Abilio comenta no livro. Ah, para vocês saberem, ele também atualiza regularmente seu site e contas no Twitter, no Facebook e no Youtube com o assunto.;)

Aproveite as inspirações que o verão traz e faça já seu #planodeverão!

1) Atividade física

Abilio considera ESSENCIAL a prática de esportes para dar que as pessoas tenham força, flexibilidade, disposição para o dia-a-dia e fortalecer o sistema imunológico. Vale tudo: dança, corrida, caminhada, natação, hidroginástica, musculação, pilates, yoga, treinamento funcional, etc. O treino semanal do super-Abilio é bem completo: tem atividades aeróbicas, de fortalecimento muscular, jogos de competição e alongamento.

2) Alimentação balanceada

A palavra de ordem é equilíbrio. Não comer de menos, nem de mais. Procurar alimentos naturais, menos industrializados. Ele repete várias vezes que a exceção não engorda, e sim a regra. Ou seja, não importa tanto o que você comeu entre o Natal e o Ano Novo, mas sim o que comeu entre o Ano Novo e o Natal! Ele também fala bastante de consciência alimentar, ou seja, entender as propriedades de cada alimento, saber o que faz bem para o seu organismo e para quê serve. E, por fim, outro ponto importante é como você vai comer. Em pé? NÃO! No ônibus? Não! O ideal é reservar um espaço calmo para fazer as refeições, comer devagar, ver o que você está comendo e em que porção. Afinal, é um ritual importante do seu dia. Ele, obviamente, não é a favor de comer enquanto vê TV.

3) Controle do Stress

Quem lê o Abilio falando de stress até estranha. Afinal, ele vive imerso em reuniões chatas, cobranças, pressões, problemas para resolver, falta de tempo, etc. E sabe o que ele fala? Para controlar o stress, antes de mais nada, separar o que é importante do que não é importante. Identifique a fonte do stress e aja! Organize seus horários; coloque níveis de prioridades nas suas tarefas; reflita sobre a real gravidade da situação; vá dar uma volta se não consegue encontrar uma solução para o problema; e encare a vida com otimismo, sempre vendo o copo meio cheio.

4) Autoconhecimento

Sabe aquela reflexão sobre o que está causando o stress? A gente só vai conseguir nos entender se paramos para nos ouvir, se conhecermos nossas limitações, nossas angústias e nossas qualidades. Abilio diz uma frase muito inspiradora que vale anotar num papelzinho e colocar na geladeira: “Seja o condutor e nunca o passageiro do carro da sua vida”. Ou seja, ele prega que é necessário saber o que é importante e se permitir chegar o mais próximo possível de suas prioridades na vida.

5) Amor

Com a frase “o amor é o motor que conduz à felicidade”, Abilio tenta mostrar a necessidade de amarmos, seja o parceiro, os familiares, os amigos ou qualquer pessoa para que trilhemos uma vida mais edificante, plena e íntegra.

6) Fé

Ter uma crença sobre-humana é importante para nos reequilibrar, nos dar esperança de que as coisas vão dar certo, que há alguém olhando nossas lutas diárias e nos dando uma forcinha. E pode não apenas ser fé em um Deus, mas também fé na realização dos objetivos, das metas, algo que nos dê aquela força de vontade.

Bom, para fechar esse post deixo uma frase do livro que destaco:

“O bem-estar não exige martírios. Basta a pessoa saber o que deseja e ter a disciplina necessária para conduzir sua vida naquela direção”.

FELIZ ANO NOVO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: