Lemann: um inquieto com causa

Jorge-Paulo-LemannJornalistas que cobrem negócios sabem que não dá para esquecer de Jorge Paulo Lemann quando o assunto é empresário bem-sucedido. Não apenas por ele ser o brasileiro mais rico do país, mas especialmente pelos negócios que ele já fez. No livro de Cristiane Correa, ‘Sonho Grande’ (Ed. Sextante), é contada a história profissional de Lemann e de seus eternos dois outros companheiros de business – Marcel Telles e Alberto Sicupira. Sua aquisição mais recente foi a Kraft Food (sabe, a dona da Lacta, do Trident e da Oreo?), adquirida pela empresa de investimento do trio – 3G Capital – junto com a Berkshire Hathaway, do megaempresário americano Warren Buffett, com quem já são sócios na Heinz (sabe, o catchup?).

Eu sempre achei Lemann uma pessoa inspiradora. Eu conheci sua história quando trabalhei em uma assessoria de imprensa que atendia a Endeavor, entidade que promove o empreendedorismo de impacto (na qual Lemann é membro do Conselho), a GP Investments (gestora de empresas que o trio fundou) e a própria 3G Capital. O que mais me intrigava era seu jeito reservado – vale lembrar que já despontava na mídia outro empresário que agia exatamente na direção oposta, Eike Batista.

Eu acabei saindo da assessoria e voltando para a reportagem. Já estava imersa no mundo da economia, negócios e finanças e sempre o nome de Lemann pipocava na imprensa. E o mais interessante, para mim: sempre envolto em um ar de suspense e expectativa – “quem será que seria o próximo alvo da 3G?”, era a pergunta da qual todo jornalista de negócio queria a resposta. Logo o trio se associou a Warren Buffett na compra da Heinz (2013) e foi aí que eu decidi ler ‘Sonho Grande’. Pensava: “o que Lemann e seus parceiros têm de tão especial que o colocaram na liderança de negócios mundiais?”, me questionava e lembrava da fusão improvável de sua Ambev com a belga Interbrew, que formou a gigante mundial ABInbev.

Sonho GrandeLi o livro, gostei bastante, e foi aí que eu me interessei cada vez mais por biografias. Você entender como funciona a mente e quais passos pessoas dão rumo ao sucesso (profissional ou pessoal) é muito inspirador. Mas, no livro eu percebi que Lemann é um inquieto. É uma pessoa ativa, que não tem medo de desafios e que faz porque não acha que seja coisas impossíveis. E o mais interessante é que ele não faz porque quer se aparecer, mas sim porque quer provar a ele mesmo que ele é capaz.

Não acredito que o objetivo seja o dinheiro – posso estar enganada – mas, ao que me parece, Lemann é e sempre foi um inquieto com causa. Sua causa é a realização pessoal. Algo que ele tentou com o surf e o tênis, mas acabou focando nos negócios. Ele pode não querer, mas sua verdadeira vocação é mostrar que as pessoas são capazes de se superar, sempre. É a inspiração. Mas, ele também mostra a importância da humildade, do conhecimento, da força de vontade e dos sonhos. A frase mais marcante que já saiu de sua boca foi “Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno” (#ficaadica).

Em sempre gostei de educação, empreendedorismo, inovação e negócios. Lemann consegue me inspirar em todas essas áreas. E mais: ele sabe se relacionar e atrair pessoas boas, como Buffet e seus sócios atuais (além de Telles e Sicupira fazem parte da 3G Roberto Thompson, e Alex Behring). Criou e contribui para duas fundações excepcionais: Fundação Lemann e Fundação Estudar.

Além da minha admiração por Lemann também quer compartilhar com vocês alguns materiais sobre ele:

Notícia: http://economia.uol.com.br/noticias/afp/2015/03/27/jorge-paulo-lemann-o-discreto-brasileiro-que-domina-o-mercado-de-alimentos.htm

Entrevista: http://www.napratica.org.br/inspire-se/bate-papo-com-jorge-paulo-lemann/

Frases inspiradoras: https://endeavor.org.br/licoes-inspiradoras-jorge-paulo-lemann/

Trecho do livro ‘Sonho Grande’: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/leia-um-trecho-de-sonho-grande-sobre-lemann-e-seus-socios

Vídeos sobre Harvard e ensinamentos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: