[Nai’ndica] “Queria ter ficado mais” – Um livro diferente sobre viagens

queria ter ficado mais

Eu estava no trabalho quando recebi um e-mail chamando a atenção para um novo livro da Editora Lote 42. A princípio, o que mais me captou o olhar foi o título: “Queria ter ficado mais”.

Fiquei intrigada para saber sobre o que aquele e-mail dizia e, depois de lê-lo percebi que era um livro sobre um dos temas que eu mais gosto: viagens. O e-mail era da assessoria de imprensa da editora e logo, intrometida e curiosa como sou, eu pedi um exemplar para lê-lo. 

Quando ele chegou e eu sentei para ver, me surpreendi com um livro que já inovou pelo formato: é dividido em 12 cartas. Isso mesmo, o livro é feito em forma de cartas. Cada uma conta, em uma narrativa em primeira pessoa, uma experiência sobre uma cidade do mundo.

São 12 histórias escritas por 12 mulheres diferentes. Eu não consegui parar de ler porque não apenas a narrativa é envolvente como as autoras conseguem transmitir com precisão a intenção do livro: mostrar que cada lugar é único aos olhos de quem o vê. A Nova York que Olívia Fraga conheceu é bem diferente da que eu conhece em 2013. E, tenho certeza que se Olívia voltasse lá hoje, ela também se depararia com uma Nova York nova a seus olhos.

Há histórias sobre Nova York (Olivia Fraga), Yangshuo (Florencia Esendero), Barcelona (Barbara Heckler), Londres (Clara Averbuck), Istambul (Livia Aguiar), Berlim (Ligia Braslauskas), Buenos Aires (Cecília Arbolave), Israel e Cisjordânia (Cecília Araújo), Valência (Bruna Tiussu), Paris (Isis Gabriel), Roma (Clara Vanali) e Tóquio (Luciana Breda).

O mundo muda à medida que nós mudamos. As experiências de vida que adquirimos são diferentes das que outras pessoas adquiriram e é isso que torna cada viagem especial para cada um. Por isso que muitos amam Paris e outros não veem tanto encanto assim na Cidade Luz. Ronny Hein, quem apostou nas histórias e a ilustradora Eva Uviedo dão um olhar mágico às cartas-capítulos. É uma leitura agradável, simples, mas muito gratificante. E se preparem: vocês vão sentir uma imensa vontade de sair correndo para o aeroporto.

Conheça todas as autoras de “Queria Ter Ficado Mais”

Barbara Heckler

Jornalista e antropóloga paulistana, trabalhou na Bravo! e no Arte1, e nos últimos anos tem explorado o campo da fotografia e do vídeo. Escreveu sobre Barcelona.

Bruna Tiussu

Jornalista paulista especializada em turismo, passou pelo caderno Viagem d’O Estado de S. Pauloe hoje é editora da Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas. Escreveu sobre Valência.

Cecília Araújo

Jornalista mineira, foi repórter da seção internacional do portal Veja.com (Editora Abril) e atualmente é responsável pelo Na Prática, plataforma de carreira da Fundação Estudar. Escreveu sobre cidades de Israel e Cisjordânia.

Cecilia Arbolave

Jornalista argentina, radicada em São Paulo desde 2008, trabalhou por quatro anos em revistas do núcleo Casa da Editora Abril e colaborou para a revista Viagem e Turismo. Hoje é sócia da Lote 42. Escreveu sobre Buenos Aires.

Clara Averbuck

Escritora gaúcha, atualmente edita o site Lugar de Mulher. É autora de seis livros, como Máquina de Pinball (Conrad), Vida de Gato (7 Letras) e Nosso Senhora da Pequena Morte (Editora do Bispo). Escreveu sobre Londres.

Clara Vanali

Jornalista paulista, foi cocriadora da websérie apê.ritivos e fundou Às Claras Filmes, a própria produtora audiovisual. Escreveu sobre Roma.

Florencia Escudero

Jornalista argentina e graduada em letras, morou dois anos em São Paulo e atualmente mora em Londres, onde também fez design gráfico. Escreveu sobre Yangshuo.

Isis Gabriel

Jornalista freelancer paulista, colabora para diferentes veículos das áreas de arquitetura, decoração e beleza. Escreveu sobre Paris.

Ligia Braslauskas

Jornalista paulistana, foi diretora-chefe da Folha Online, hoje Folha.com, editora-chefe e gerente de jornalismo do portal R7, onde mantém um blog sobre literatura. Atualmente, é editora do site da revista Brasileiros. Escreveu sobre Berlim. “Cresci fisicamente me São Paulo, mas, em Berlim, definitivamente dei a cara a bater. Lá cresci como gente. Fui fazer o que jamais fizera em São Paulo para sobreviver: faxina residencial, limpeza de bar e, até, tocar no metrô para ganhar um troco.”

Lívia Aguiar

Jornalista mineira freelancer, em 2012 fez uma viagem por 20 países e criou o blog eusouatoa.com, que alimenta até hoje, esteja viajando ou não. Escreveu sobre Istambul.

Luciana Breda

Ex-comissária de voo paulistana, fez faculdade de letras e mestrado em linguística aplicada. Escreveu sobre Tóquio.

Olívia Fraga

Jornalista paulistana, especializada em jornalismo gastronômico. Trabalhou no caderno Paladar, do Estado de S. Paulo e atualmente é editora da revista Casa e Comida (Editora Globo). É a autora do capítulo sobre comida de rua brasileira do livro Street Food around The World: An Encyclopedia of Food and Culture (ABC-CLIO). Escreveu sobre Nova York.

Foto do destaque: Luis Gomes

http://planofeminino.com.br/queria-ter-ficado-mais-um-livro-diferente-sobre-viagens/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: