[EXAME] Estádios da Copa no Brasil ainda passam por arbitragem

Julho/2018 – Coluna Primeiro Lugar

Em geral, litígios variam de 15 milhões a 50 milhões de reais e envolvem desentendimentos sobre quem deve arcar com multas e estouro do orçamento

Por Naiara Bertão

Quatro anos se passaram desde a Copa do Mundo no Brasil e ainda há processos de arbitragem envolvendo estádios do torneio. Entre eles estão Arena da Amazônia (Manaus), Arena Corinthians (São Paulo), Arena Pernambuco (Grande Recife) e Maracanã (Rio de Janeiro). Em geral, esses litígios variam de 15 milhões a 50 milhões de reais e envolvem desentendimentos sobre quem deve arcar com multas e estouro do orçamento das obras.

Na Arena Corinthians, a Odebrecht, responsável pela construção do estádio, tem dois processos, um com a fornecedora de máquinas Locar e outro que envolve a empresa de bebidas Ambev, que financiou as arquibancadas provisórias necessárias para a abertura da Copa. Nesse processo, a Fast Engenharia, contratada da Ambev, alega não ter recebido todo o valor devido (o Corinthians também é parte). Na Arena da Amazônia, a arbitragem é entre a empreiteira Andrade Gutierrez e a fabricante de estruturas metálicas Martifer, que fez a cobertura do estádio. No Maracanã, também obra da Odebrecht, a discussão não é diretamente sobre o estádio. A questão é a desistência, do governo fluminense, de fazer no entorno do Maracanã um complexo de entretenimento, levado em conta no estudo de viabilidade do projeto. Na Arena Pernambuco, a briga é entre a Odebrecht e o governo estadual. Procuradas, as empresas não comentam.

 

Link: https://exame.abril.com.br/blog/primeiro-lugar/estadios-da-copa-no-brasil-ainda-passam-por-arbitragem/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: