Para o renomado gestor do fundo Verde, virada de direção da economia é bom para inovar e se reinventar
Por Naiara Bertão (18/04/2020)
Um piloto de um barco em meio a uma tempestade no mar. É assim que o gestor e sócio da Verde Asset Luis Stuhlberger se descreveu quando perguntado sobre como a gestora está lidando com a crise do novo coronavírus. Mas, para ele, isso é bom porque são nesses momentos que as pessoas conseguem aumentar sua capacidade de tomar decisões e também de inovar.
“Nosso negócio é discutir e tomar decisão. Quando estamos bem posicionados com a crise, conseguimos prever uma crise política, eleitoral, analisar os dados econômicos que são lentos e, de certa forma, previsíveis, é muito mais fácil. Alguma coisa como a que estamos passando não é previsível e quando você entra errado, é obrigado a mudar em meio à adversidade”, disse o gestor em live organizada neste sábado à tarde pela XP.
Para ele, a adversidade o obriga a pensar melhor e sair da zona de conforto. Quando acontece algo como o atual pandemia, “é preciso se reinventar e pensar como sair disso”.
“É como se sentir pilotando um navio em uma tempestade. É interessante porque te deixa com os nervos à flor da pele e faz com que sua capacidade de tomar decisão aumente. É uma sensação dura, mas boa. Principalmente porque entramos errados na crise”, disse.
Leia também
‘O dia que tivermos visibilidade, o preço dos ativos não será esse’, diz Stuhlberger
Veja em quais ações brasileiras Stuhlberger está apostando
Seu xará, Luiz Parreiras, estrategista da Verde, também reitera na live da XP que “a crise é oportunidade”.
“O mundo passa por desafio grande, tanto do ponto de vista dos investidores quanto da humanidade. Mas é um desafio iminentemente superável e que está trazendo oportunidade para quem pode olhar com horizonte mais longo. O mercado está proporcionando oportunidade (de investimentos) que não aparecia desde 2008, de alongar horizonte e pensar no longo prazo na hora de investir”, diz. Ele só recomenda que os gestores tenham cuidado ao escolher ativos e não se esqueçam de diversificar a carteira. “Tenha paciência e disciplina.”
Parreiras comenta ainda que é na crise que as empresas, como a própria Verde, veem o valor de ter boas equipes e boas pessoas. Isso ficou perceptível em 2008 e agora. “Em tempos normais faz diferença, mas na crise ainda mais. No meio da tempestade, ter que se adaptar”, comenta.
Matéria publicada originalmente no Valor Investe: Stuhlberger: Crise aumenta nossa capacidade de tomar decisões
Deixe um comentário