[Valor Investe] Stuhlberger: Crise aumenta nossa capacidade de tomar decisões

Para o renomado gestor do fundo Verde, virada de direção da economia é bom para inovar e se reinventar

Luis Stuhlberger, da Verde Asset

Por Naiara Bertão (18/04/2020)

Um piloto de um barco em meio a uma tempestade no mar. É assim que o gestor e sócio da Verde Asset Luis Stuhlberger se descreveu quando perguntado sobre como a gestora está lidando com a crise do novo coronavírus. Mas, para ele, isso é bom porque são nesses momentos que as pessoas conseguem aumentar sua capacidade de tomar decisões e também de inovar.

“Nosso negócio é discutir e tomar decisão. Quando estamos bem posicionados com a crise, conseguimos prever uma crise política, eleitoral, analisar os dados econômicos que são lentos e, de certa forma, previsíveis, é muito mais fácil. Alguma coisa como a que estamos passando não é previsível e quando você entra errado, é obrigado a mudar em meio à adversidade”, disse o gestor em live organizada neste sábado à tarde pela XP.

Para ele, a adversidade o obriga a pensar melhor e sair da zona de conforto. Quando acontece algo como o atual pandemia, “é preciso se reinventar e pensar como sair disso”.

“É como se sentir pilotando um navio em uma tempestade. É interessante porque te deixa com os nervos à flor da pele e faz com que sua capacidade de tomar decisão aumente. É uma sensação dura, mas boa. Principalmente porque entramos errados na crise”, disse.

Seu xará, Luiz Parreiras, estrategista da Verde, também reitera na live da XP que “a crise é oportunidade”.

“O mundo passa por desafio grande, tanto do ponto de vista dos investidores quanto da humanidade. Mas é um desafio iminentemente superável e que está trazendo oportunidade para quem pode olhar com horizonte mais longo. O mercado está proporcionando oportunidade (de investimentos) que não aparecia desde 2008, de alongar horizonte e pensar no longo prazo na hora de investir”, diz. Ele só recomenda que os gestores tenham cuidado ao escolher ativos e não se esqueçam de diversificar a carteira. “Tenha paciência e disciplina.”

Parreiras comenta ainda que é na crise que as empresas, como a própria Verde, veem o valor de ter boas equipes e boas pessoas. Isso ficou perceptível em 2008 e agora. “Em tempos normais faz diferença, mas na crise ainda mais. No meio da tempestade, ter que se adaptar”, comenta.

Matéria publicada originalmente no Valor Investe: Stuhlberger: Crise aumenta nossa capacidade de tomar decisões 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: