Valor Investe – Mulheres investidoras ganham mais dinheiro que homens, mas confiam menos em si

Estudo da Fidelity mostra que o portfólio delas tem uma rentabilidade pouco maior do que seus pares masculinos comprando dados de mais de 5 milhões de pessoas na última década

Por Naiara Bertão

Reportagem publicada no Valor Investe em 30/10/2021

Estudo recente feito pelo grupo de investimentos americano Fidelity mostrou que as mulheres acabam ganhando mais dinheiro do que homens em seus investimentos. Segundo o relatório “Women and Investing Study” de 2021, ao analisar 5,2 milhões de portfólios entre janeiro de 2011 e dezembro de 2020, ficou constatado que a carteira das mulheres teve um retorno cerca de 0,4 ponto percentual ao ano superior ao dos homens, na média.

Há algumas razões que explicam isso, como, por exemplo, o fato de elas fazerem menos movimentações — ou menos trades de curto prazo — em seus investimentos. Isso leva a duas consequências: dá tempo de recuperar eventuais perdas sem realizar o prejuízo e os custos de taxas são menores, não prejudicando o desempenho total.

Ao site de notícias da CNBCLorna Kapusta, responsável pela área de engajamento do cliente e investidoras da Fidelity, disse que isso se soma à tendência de elas investirem mais consistentemente, não tentando acertar o melhor momento de entrar e sair de um papel, o que seus pares homens fazem mais.

Contudo, o mesmo relatório traz uma pesquisa feita com 2.400 americanos adultos que mostra a clara falta de confiança das mulheres em seu próprio tacoapenas 4 de 10 disseram estar confortáveis com seu conhecimento sobre investimentos.

O grande problema é que elas tendem a achar que precisam saber mais para, então, investir. A autoconfiança depende de muito conhecimento, enquanto os homens arriscam mais mesmo não conhecendo tão bem sobre a área.

“As mulheres duvidam de si mesmas. Mas o que a pesquisa mostra é que, quando elas investem, elas fazem muito bem”, disse Kapusta à CNBC. A dica que ela dá é que as mulheres passem a falar mais de finanças com as pessoas próximas, amigas e familiares, para começarem a se sentir mais confortáveis sobre seus conhecimentos. E, por fim, deixa claro: “Não precisa de muito para investir, comece com pouco”, diz a executiva.

Leia também:
Anda querendo jogar tudo para o alto? Respire e leia este texto antes
Estamos aumentando a fila do banheiro feminino. Que bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: