Estudo da Fidelity mostra que o portfólio delas tem uma rentabilidade pouco maior do que seus pares masculinos comprando dados de mais de 5 milhões de pessoas na última década
Por Naiara Bertão

Reportagem publicada no Valor Investe em 30/10/2021
Estudo recente feito pelo grupo de investimentos americano Fidelity mostrou que as mulheres acabam ganhando mais dinheiro do que homens em seus investimentos. Segundo o relatório “Women and Investing Study” de 2021, ao analisar 5,2 milhões de portfólios entre janeiro de 2011 e dezembro de 2020, ficou constatado que a carteira das mulheres teve um retorno cerca de 0,4 ponto percentual ao ano superior ao dos homens, na média.
Há algumas razões que explicam isso, como, por exemplo, o fato de elas fazerem menos movimentações — ou menos trades de curto prazo — em seus investimentos. Isso leva a duas consequências: dá tempo de recuperar eventuais perdas sem realizar o prejuízo e os custos de taxas são menores, não prejudicando o desempenho total.
Ao site de notícias da CNBC, Lorna Kapusta, responsável pela área de engajamento do cliente e investidoras da Fidelity, disse que isso se soma à tendência de elas investirem mais consistentemente, não tentando acertar o melhor momento de entrar e sair de um papel, o que seus pares homens fazem mais.
Contudo, o mesmo relatório traz uma pesquisa feita com 2.400 americanos adultos que mostra a clara falta de confiança das mulheres em seu próprio taco: apenas 4 de 10 disseram estar confortáveis com seu conhecimento sobre investimentos.
O grande problema é que elas tendem a achar que precisam saber mais para, então, investir. A autoconfiança depende de muito conhecimento, enquanto os homens arriscam mais mesmo não conhecendo tão bem sobre a área.
“As mulheres duvidam de si mesmas. Mas o que a pesquisa mostra é que, quando elas investem, elas fazem muito bem”, disse Kapusta à CNBC. A dica que ela dá é que as mulheres passem a falar mais de finanças com as pessoas próximas, amigas e familiares, para começarem a se sentir mais confortáveis sobre seus conhecimentos. E, por fim, deixa claro: “Não precisa de muito para investir, comece com pouco”, diz a executiva.
Leia também:
Anda querendo jogar tudo para o alto? Respire e leia este texto antes
Estamos aumentando a fila do banheiro feminino. Que bom!
Deixe um comentário