Valor Investe – Fundos Imobiliários: o que muda com os juros altos? Assista à live Fechando os Trabalhos

Nesta sexta-feira, a repórter Naiara Bertão entrevistou Bruno Nardo, sócio da gestora RBR Asset

Live aconteceu no dia 05/11/2021 no Instagram do Valor Investe.

O mercado de fundos imobiliários pode dizer que já teve dias melhores. Em dezembro de 2019, todos os holofotes estavam neles. O IFIX, principal índice do setor composto pelos maiores fundos negociados em bolsa, atingiu o recorde de pontuação (3.197,58) e alta de 36% no ano. O número de investidores e de produtos batiam recorde também. Mas a pandemia acertou em cheio o setor. Em 2020, o IFIX caiu mais de 10%. Em 2021, até o mês de outubro, novo revés: queda de 6,84% no acumulado do ano.

Tanto no ano passado quanto neste ano, só se salvaram mesmo os fundos de papel, que compram Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e pagam dividendos altos. Em 2020, os fundos renderam 2%; em 2021, estão com 5% de alta. A classe tem ganhado mais relevância e já é o mais representativo dentre todos do IFIX, com 39% de peso do índice.

O estudo da Smartbrain mostrou ainda que no acumulado de 2021, até o final de setembro, 46 FIIs de um total de 178 tiveram desempenho positivo, ou seja, apenas 26%.

Ao mesmo tempo, os números da B3 mostram que estamos com novo recorde de investidores: 1,483 milhão de investidores com posição em custódia no fim de setembro deste ano, sendo que 1,477 milhão são investidores pessoas físicas. O patrimônio líquido também já aumentou em relação ao ano passado, para R$ 155 bilhões. O número de fundos e até de ETFs de FIIs também aumentou.

O que está acontecendo com os fundos imobiliários? Em que momento conseguiremos ver uma melhora? Quais os setores mais afetados e quais que devem se recuperar mais rápido? Quais as perspectivas para os FIIs agora que os juros estão mais altos – como a Selic impacta esses investimentos?

Para responder a essas dúvidas, a repórter do Valor Investe Naiara Bertão entrevistou Bruno Nardo, sócio da gestora RBR Asset, na live Fechando os Trabalhos no Instagram do Valor Investe nesta sexta (5). Assista:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: