Blog Naiara com Elas – Como montar um Plano de Carreira – Parte 3

Esta é a terceira e última parte de um guia completo para ajudar mulheres a desenharem e tirarem do papel um plano de carreira. Confira:

Por Naiara Bertão

Fonte: Ezra Bailey/ GettyImages

Artigo publicado no blog Naiara com Elas no site do Valor Investe em 25/11/2021 

Olá, pessoal. Espero que vocês estejam gostando desse conteúdo especial aqui no blog sobre Plano de Carreira. Se há dúvida de porque montar um plano de carreira é importante para você se dar bem, leia (ou releia) o primeiro artigo da série (AQUI).

Por que estamos falando sobre isso? Carreira é parte importante da vida de muitas mulheres hoje em dia e ocupa boa parte de nosso pensamento, além de ser onde depositamos muita energia e tempo (nossos bens mais preciosos). Mas, mais do que isso, é uma fonte de receita, de ganhos financeiros, que nos levam a dar passos largos rumo à independência financeira. Também é fonte de satisfação pessoal, prazer e felicidade – nem só de dinheiro vivemos, não é mesmo?

Dito isso, neste terceiro artigo, trago mais dicas sobre como colocar na prática o plano de carreira. Conto com a ajuda de duas profissionais no tema: Camila Junqueira, headhunter e especialista em recrutamento executivo na consultoria Flow, e Juliana Sayum, especialista em gestão de carreira e marca pessoal.

Bora lá?!

1.Lembre-se que é você quem cuida da sua carreira

Montado o plano de carreira, é hora de colocar a mão na massa. E a primeira coisa que devemos fazer é contar às pessoas que importam o que queremos.

Quem cuida da nossa carreira é a gente e não a empresa para qual trabalhamos. É importante ter isso em mente porque não podemos nos acomodar achando que vão nos subir de cargo porque simplesmente merecemos ou queremos. Crescer exige mais proatividade – infelizmente, muito mais para as mulheres, como já falei em outros artigos aqui sobre o telhado de vidro.

Provoque conversas sobre carreira com seu gestor direto. Lembre-se que cuidar da carreira dos liderados é uma das funções, mas não é sempre a mais importante e nem a que está como primeira da fila”, traz Camila.

Aqui a lógica é simples: se ele não souber o que você quer, e você não perguntar qual o plano da empresa para você, vai ficar apenas no campo da imaginação. E o pior: pode correr o risco até de deixar a empresa porque acredita que não é valorizada sem nunca nem ter diretamente perguntado qual a realidade. “Muitas saídas da empresa são prematuras pela pessoa não entender e nem conversar com o gestor sobre carreira”, conta Camila.

Não terceirize a responsabilidade pela sua carreira: ela é sua e é você quem precisa cuidar dela.

2.Conte aos outros o que você faz

Como você mostra aos outros o valor que você é capaz de gerar? Marketing pessoal e construção de marca individual é algo essencial para um plano de carreira ser bem-sucedido. Leva um tempo para as pessoas passarem a te reconhecer por algo que você é boa ou que faz, então, por isso, é preciso trabalhar o marketing pessoal em paralelo a outras estratégias para chegar aonde quer.

Parece complexo, mas o conceito de marca pessoal está simplesmente associado ao que as pessoas ao nosso redor criam de percepção sobre quem somos e isso está intrinsicamente ligado ao valor que somos capazes de gerar, os resultados, o que entregamos. Daí, o marketing pessoal passa por mostrar o que temos de conhecimento e como conseguimos usar isso.

A comunicação é importante não apenas no marketing pessoal, mas no dia-a-dia de trabalho. Camila diz que, entre as qualidades comportamentais mais relevantes daqui em diante, a comunicação é a primeira, por ser o instrumento que usamos para nos mostrar aos outros. Saber falar com as pessoas, se comunicar de uma forma clara, não agressiva, entender os tempos e movimentos de cada um, também é relevante para essa construção da percepção das pessoas sobre nós.

Leia também: Como fazer um bom marketing pessoal nas redes digitais

3.Faça contatos

Parece disco repetido, mas o famoso networking [rede de contatos] conta muito, em especial no Brasil, que é um país que valoriza muito os relacionamentos, que estão intimamente ligados a confiança. Trabalhe para alimentar essa rede e com frequência, de preferência, toda semana.

“Networking não é sobre pedir favor, mas sobre troca, colaboração, uma via de mão dupla que não se sustenta somente a curto prazo. Relacionamentos se sustentam sob um pilar importantíssimo: a confiança. E o networking precisa disso. Isso não acontece, porém, do dia para a noite”, lembra Juliana.

A dica é pensar em pessoas, instituições, associações, grupos que tenham relação com o que você trabalha e o mais importante: com seu plano de carreira. Assim você não atira para todos os lados e gasta energia desnecessária.

Outra dica é estabelecer não apenas segmentos e assuntos relacionadas ao trabalho, mas também de coisas que você goste, como, por exemplo, fazer parte de grupos de hobbies: café, vinho, música, artes. As conexões certeiras nem sempre são diretas; o que não faltam são casos de pessoas que conheceram parceiros de negócios e investidores, por exemplo, em clubes ligados a hobbies.

4.Entregue resultados

No artigo anterior falamos sobre a atividade de elencar no que somos boas e o que fazemos bem no trabalho. De nada adianta, porém, só ter e não usar a habilidade a seu favor e em prol do resultado da empresa.

“Quando tiver na cadeira, questione o que pode fazer para entregar além do que é designado para a função, o que pode fazer para impactar o resultado da empresa como um todo. Cada vez mais as empresas querem funcionários com visão holística, que saiba como as coisas estão interligadas e traga soluções de eficiência, inovação”, comenta Camila.

Leia também:
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5.Erre rápido

A máxima das startups também pode ser aplicada a nossa carreira: erre rápido. Camila traz um ponto que achei muito relevante: não há mais espaço no mundo de hoje para pessoas que tocam o emprego e o plano B em paralelo, em especial, se envolve empreender. A dica principal para quem quer sair do trabalho convencional e se lançar no mundo do empreendedorismo é reservar um bom dinheiro para se manter um ano pelo menos (se possível, dois anos) e se jogar.

“Caia de cabeça quando tiver o plano de negócios pronto. O mercado está rápido. Mergulhe para ver o que tem lá e erre rápido. Quando erra mais rápido, consegue contornar o erro e fazer de novo”, diz. Ajuda também conversar antes com pessoas que são daquele ramo, já empreenderam, e pegar dicas iniciais, as pegadinhas, antecipar tudo que conseguir para evitar erros comuns. “Uma vez que vai executar o plano, coloque os dois pés na mesma canoa.

Leia também: 5 dicas poderosas de negociação para empreendedoras por Camilla Junqueira, da Endeavor

6.Tire proveito do caminho

Atenção para mais um clichê: “A felicidade está no caminho”/“Enjoy te ride”. Mas é verdade. Curtir a jornada, o aprendizado que tira das experiências, sentir a sensação de amadurecimento, conquistar e brindar as vitórias e conquistas – por menores que sejam – é tão importante quanto chegar ao final do plano de carreira. Até porque não sabemos se vamos chegar lá exatamente da forma como planejamos, não é mesmo?

O trabalho não deve ser fonte de sofrimento. Reflita sempre quanto que você está aprendendo, se desenvolvendo, quão satisfeita está e quão feliz realmente se encontra em sua carreira. Tire proveito e aprendizados em cada fase que se encontra porque cada fase te torna mais madura e pronta para compreender próximos passos”, resumiu bem a Juliana.

7.Revisite a rota

Identificou algum sinal de insatisfação? Não tem muita certeza se aquilo que você desenhou é o que você quer agora? Está tudo bem! Analise o que está acontecendo, entenda o cenário, e não tenha medo de mudar, de se reinventar.

“Não faz sentido ficar fazendo a mesma coisa se, no final do dia, você não estiver realizada e sendo reconhecida. Até porque a sua performance não será a mesma, no mesmo nível de excelência de quem está ali extremamente motivada no que faz”, aponta, sabiamente, Juliana.

Vivemos uma vez só, mas podemos ter diferentes e inúmeras experiências profissionais dentro de nossa carreira. Concordo com a Juliana, quando ela comenta que essa é a beleza da vida: permitir que nossa carreira evolua conforme a gente também vai evoluindo, e mudando.

É natural que nossa visão de mundo mude de tempos em tempos. Se não for assim, algo está errado. Nós ganhamos mais conhecimentos a cada nova experiência.

E por fim, tente se questionar, de tempos em tempos: se todos os trabalhos do mundo pagassem a mesma coisa, ainda faria o mesmo que você faz hoje? Se a resposta for não, pode ser o momento de revisitar seu planejamento de carreira e fazer ajustes. Quanto mais rápido, melhor!

Espero que vocês tenham gostado dessa jornada de conhecimento para montar e pôr na prática um plano de carreira! Dúvidas, sugestões, críticas e, claro, elogios? Podem enviar para mim no naiara.bertao@valor.com.br com o assunto do e-mail: “Blog Naiara com Elas – Plano de Carreira”

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